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O QUE VOCÊ VAI APRENDER

Uma formação integral, que combina teoria, prática e avaliação.

Da teoria à prática: uma formação que impacta a gestão escolar e transforma a educação pública.

O curso visa desenvolver as competências e habilidades relacionadas à prática de liderança e gestão escolar por meio de uma formação técnica especializada mediante estratégias de trabalho colaborativo, propiciando a ampliação do referencial teórico, a troca de experiência e o compartilhamento de saberes entre os profissionais.

Com uma metodologia inovadora desenvolvida pela FGV, o programa combina aulas síncronas e assíncronas, estudos de caso e atividades práticas, preparando os gestores para aplicar o aprendizado diretamente em suas unidades escolares.

Quatro dimensões são aprofundadas pelo curso:

Gestão de pessoas e clima escolar

Desenvolvimento de um ambiente escolar saudável e motivador, que promova o bem-estar de todos os envolvidos no processo educacional.

Gestão do ensino e aprendizagem

Abordagem de estratégias pedagógicas eficazes e inovadoras, que possibilitem a melhoria contínua do processo de ensino-aprendizagem.

Gestão organizacional

Capacitação dos gestores para uma administração eficiente dos recursos e processos escolares, garantindo a otimização e a transparência na gestão das unidades escolares.

Gestão estratégica

Desenvolvimento de competências para o planejamento e a implementação de ações estratégicas voltadas à melhoria contínua da escola, alinhadas com os objetivos educacionais da SEDUC-SP.

Descubra como o curso está organizado

Saiba como cada parte do curso foi estruturada para o seu aprendizado.

Introdução e Mapeamento de Saberes I

A jornada inicia-se com uma introdução ao tema, seguida por um mapeamento de saberes. O cursista responde a questões de múltipla escolha, cujo objetivo é identificar o nível de conhecimento inicial sobre o assunto. Embora essas respostas não sejam avaliativas, elas são obrigatórias para que o cursista possa prosseguir no percurso.

Um estudo de caso é apresentado e durante o vídeo, o cursista deve participar de interações, respondendo a questões que permitem a continuidade do conteúdo. Essas atividades são essenciais para o avanço e a confirmação do aprendizado.

O material teórico, que inclui leituras e atividades interativas, deve ser concluído integralmente. Após essa etapa, uma questão de verificação é apresentada, não sendo atribuída nota, mas indispensável para habilitar a participação na aula síncrona.

A participação no encontro síncrono é condicionada ao cumprimento de todas as etapas anteriores. É necessário permanecer conectado por, no mínimo, 80% do tempo. Caso o cursista não compareça, é possível assistir à gravação dentro do prazo estipulado, garantindo a continuidade do percurso, embora a falta ainda seja registrada.

Após a aula síncrona ou a visualização da gravação, o cursista realiza uma avaliação com 10 questões de múltipla escolha. A pontuação da prova contribui para a nota final. O cursista terá até 72 horas para completar essa etapa.

As regras do segundo encontro síncrono seguem o mesmo formato do primeiro, seguido pelo Mapeamento de Saberes II. O cursista responde a questões de múltipla escolha, cujo objetivo é identificar o nível de conhecimento no final do módulo.

Ao final, o cursista deverá produzir um vídeo de 4 a 8 minutos que demonstre as ações práticas relacionadas ao conteúdo do módulo, aplicadas na escola e envolvendo outros atores escolares. As atividades avaliativas de produção de vídeo e raciocínio analítico marcarão a etapa final da formação, encerrando o percurso.

Cada atividade, desde a interação com o conteúdo até as avaliações, está projetada para assegurar um aprendizado consistente e baseado em critérios claros de participação e desempenho.