• Flickr Governo de São Paulo
  • Linkedin Governo de São Paulo
  • TikTok Governo de São Paulo
  • Twitter Governo de São Paulo
  • Youtube Governo de São Paulo
  • Instagram Governo de São Paulo
  • Facebook Governo de São Paulo
  • /governosp

Cursos

Escola de Gestão 2025

A primeira edição da Escola de Gestão marca o início de um novo modelo de formação para gestores da rede estadual paulista, trazendo uma proposta prática, colaborativa e orientada a desafios reais da escola.

O curso consolida um ambiente de troca entre profissionais de diferentes perfis, estimulando reflexões sobre a rotina escolar e desenvolvendo competências essenciais para uma gestão mais estratégica, humana e efetiva e estabelecendo as bases para as edições seguintes do programa.

10 módulos complementares

120 horas de formação

Módulo internacional na Espanha

Dupla certificação:
Certificação pela FGV e pela EFAPE

Uma formação integral, que combina teoria, prática e avaliação.

O curso visa desenvolver as competências e habilidades relacionadas à prática de liderança e gestão escolar por meio de uma formação técnica especializada mediante estratégias de trabalho colaborativo, propiciando a ampliação do referencial teórico, a troca de experiência e o compartilhamento de saberes entre os profissionais.

Com uma metodologia inovadora desenvolvida pela FGV, o programa combina aulas síncronas e assíncronas, estudos de caso e atividades práticas, preparando os gestores para aplicar o aprendizado diretamente em suas unidades escolares.

Quatro dimensões são aprofundadas pelo curso:

Gestão de pessoas e clima escolar

Foco no desenvolvimento de um ambiente escolar saudável e motivador, capaz de promover o bem-estar de todos os atores envolvidos no processo educacional.

Gestão do ensino e aprendizagem

Abordagem de estratégias pedagógicas eficazes e inovadoras, que possibilitem a melhoria contínua do processo de ensino-aprendizagem.

Gestão de pessoas e clima escolar

Foco no desenvolvimento de um ambiente escolar saudável e motivador, capaz de promover o bem-estar de todos os atores envolvidos no processo educacional.

Gestão do ensino e aprendizagem

Abordagem de estratégias pedagógicas eficazes e inovadoras, que possibilitem a melhoria contínua do processo de ensino-aprendizagem.

Como os módulos estão estruturados

Conheça a estrutura de cada módulo e entenda como o curso foi planejado.

Estudo inicial e atividades

A jornada inicia-se com uma introdução ao tema, seguida por um mapeamento de saberes. O cursista responde a questões de múltipla escolha, cujo objetivo é identificar o nível de conhecimento inicial sobre o assunto. Embora essas respostas não sejam avaliativas, elas são obrigatórias para que o cursista possa prosseguir no percurso.

Um estudo de caso é apresentado e durante o vídeo, o cursista deve participar de interações, respondendo a questões que permitem a continuidade do conteúdo. Essas atividades são essenciais para o avanço e a confirmação do aprendizado.

Os cursistas realizam uma prova teórica de múltipla escolha com 10 questões relacionadas ao conteúdo do módulo, também em formato assíncrono e fora da jornada de trabalho

A participação no encontro síncrono é condicionada ao cumprimento de todas as etapas anteriores. É necessário permanecer conectado por, no mínimo, 80% do tempo. Caso o cursista não compareça, é possível assistir à gravação dentro do prazo estipulado, garantindo a continuidade do percurso, embora a falta ainda seja registrada.

Após a aula síncrona ou a visualização da gravação, o cursista realiza uma avaliação com 10 questões de múltipla escolha. A pontuação da prova contribui para a nota final. O cursista terá até 72 horas para completar essa etapa.

Módulo internacional

Saiba tudo sobre o módulo internacional: como funciona a seleção, o que te espera na Espanha e por que essa experiência pode transformar na sua carreira.

A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo oferece oportunidade única de intercâmbio para cursistas que alcançarem níveis de excelência em seus desempenhos ao longo dos 10 módulos do curso. Os participantes com as melhores avaliações terão a chance de participar de um módulo internacional exclusivo na Espanha, em fevereiro de 2026.

Feito em parceria com a Universidade UNIR, em Madri, o módulo terá uma semana de duração (carga horária de 30h), e contará com aulas, palestras e visitas guiadas a escolas locais. Esta experiência única permitirá aos selecionados vivenciarem uma imersão acadêmica e cultural enriquecedora, ampliando seu conhecimento e rede de contatos em um cenário internacional.

Documentos relacionados

Documentos

Perguntas
frequentes

Esclareça as principais dúvidas sobre a Escola de Gestão 1.0 – 1ª Edição/2026:

01 Quem pode participar do curso?

Podem se inscrever os profissionais que estejam em exercício na Unidade Escolar e na Diretoria de Ensino da rede SEDUC-SP, nos seguintes cargos: Diretores, Vice-diretores, Dirigentes, Supervisores, Coordenador de equipe curricular, Coordenador de gestão pedagógica geral, Coordenador de gestão pedagógica por área de conhecimento, Professor especialista em currículo e Professores (categorias A, F e O).

As atividades avaliativas de cada módulo consistem em uma avaliação objetiva de múltipla escolha, uma produção de vídeo autoral sobre o tema do módulo e a análise do vídeo produzido por um colega. Para aprovação, o cursista deve obter nota mínima de 7,0 em cada atividade e cumprir os prazos estabelecidos em cronograma.

Sim. O cursista pode refazer até 3 módulos, um por período de refazimento, e cada módulo pode ser refeito até duas vezes, conforme vagas disponíveis e cronograma.

Não. O cursista realiza apenas um módulo por vez, conforme o cronograma do curso. A realização simultânea de módulos ocorre somente nos períodos de refazimento, quando o cursista precisa refazer um módulo em concomitância com outro em andamento, exigindo disponibilidade adicional de tempo.

O certificado é disponibilizado digitalmente pela EFAPE após a conclusão do curso, desde que o cursista atinja no mínimo 75% de frequência nas aulas síncronas e 70% de aproveitamento. Após a homologação no Diário Oficial, o certificado poderá ser acessado e impresso por meio da ferramenta Histórico de Participações no site da EFAPE.